Dom, 29 de maio de 2011 15:30
Mais de 16,5 mil professores da rede estadual de ensino realizarão, neste domingo (29), a prova da Avaliação de Desempenho Docente da Carreira de Magistério da Secretaria da Educação do Estado da Bahia 2010. A prova será realizada às 13 horas, em Salvador e nos 31 municípios-sede das Diretorias Regionais de Educação (Direc).
Os participantes podem consultar o local de realização da prova no site do Cespe. Para fazer a busca, é preciso informar CPF e senha de acesso aos dados pessoais. Quem tiver dificuldade, pode entrar em contato com o Cespe pelo e-mail sacsec_ba@cespe.unb.
Os docentes terão quatro horas para fazer a prova e devem comparecer ao local com antecedência mínima de uma hora, munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, comprovante de inscrição (que deve ser impresso do site) e documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, grafite e/ou borracha durante a realização da prova.
Duas etapas
A Avaliação Individual representa a primeira etapa da Avaliação Docente, que consiste na aplicação da prova de caráter eliminatório e classificatório, contendo, ao todo, 45 questões objetivas e discursivas de conhecimentos específicos e pedagógicos.
A segunda etapa é a Avaliação Institucional, que considera o indicador de rendimento do Censo Escolar do ano referência 2009. Serão classificados os participantes que obtiverem um indicador de desempenho igual a 60 pontos.
Educação: Brasil melhora, mas está mal em ranking
Dom, 29 de maio de 2011 15:06
Apesar de ter melhorado sua participação no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) na última década, o Brasil ainda ocupa os últimos lugares no ranking entre os 65 que fizeram o exame em 2009. Os alunos brasileiros ficaram em 53º em ciências e português e em 57º em matemática.
A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. No topo do ranking, considerando a média entre as três disciplinas, está a província de Shangai (577 pontos), na China, que por ser autônoma participa do Pisa de forma independente. Em seguida vêm Hong Kong (546), a Finlândia (543), Cingapura (543) e o Japão (529).
Os países-membros da OCDE atingiram em média 496 pontos – 95 a mais do que o Brasil. Na lanterna estão a Albânia (384 pontos), o Catar (373), Panamá (369), Peru (368) e Quirziquistão (325). Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o fato de o Brasil ainda ocupar posições finais no ranking não significa que o país está entre os piores do mundo em educação.
“Não é o mundo que participa do Pisa, mas o mundo desenvolvido. Praticamente não existe nenhum país com Pisa melhor que o do Brasil que não tenha uma renda per capita muito superior à nossa, com exceção da Tailândia. Nós estamos no grande jogo da política educacional”, defendeu.
De acordo com Haddad, em 2000 os alunos brasileiros tinham o pior resultado em todas as disciplinas. Entre os países da América Latina e do Caribe, em 2009 a média do Brasil ficou atrás da do Chile (439 pontos), Uruguai (427) e México (420), mas superou a da Argentina (396), Colômbia (399) e do Peru (368).
Dom, 29 de maio de 2011 14:53
Em números, a educação continua a preocupar os brasileiros que costumam colocar o futuro do País acima do discurso oficial. Os dados mais recentes são de um levantamento realizado por especialistas a partir de um relatório elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Num ranking de 36 países, o Brasil é simplesmente o último colocado em percentual de pessoas entre 25 e 64 anos com formação acadêmica de nível superior. O levantamento concluiu que, nessa faixa da população, apenas 11% dos brasileiros têm diploma universitário. Para quem pretende ter papel relevante no cenário político internacional, essa proporção é preocupante pois sinaliza dificuldades ante a exigência cada vez maior de base cultural e conhecimento tecnológico até do mais simples operário.
Seg, 20 de maio de 2011 14:00
O período de inscrições do Enem 2011, será no segundo semestre. O Enem 2011, ao que tudo indica, será um dos mais concorridos de todas as edições. Neste artigo você irá conferir informações sobre datas, inscrições e resultados do Enem 2011.
Muito ainda se fala sobre a educação do Brasil, antigamente muito criticada e ainda nos dias de hoje recebe críticas de muitos lugares. Embora receba muitas críticas, o governo brasileiro tem se empenhado na melhoria da educação e para saber se isso vem progredindo, os alunos todo o ano são avaliados. Isso é feito através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O exame do ENEM 2011 continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição do Enem 2011, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
A prova do Enem 2011 tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
Atualização: As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser feitas a partir das 10h desta segunda-feira (23), exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 do dia 10 de junho.
O exame do Enem possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Em 2010, teve a inclusão da língua estrangeira, podendo o aluno no momento da inscrição optar entre o inglês e o espanhol. Na avaliação, as notas são dadas distintamente, sendo uma pra cada área de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.
Neste ano de 2011 ainda não há data confirmada de inscrições e de quando a prova será realizada, mas como dito anteriormente, normalmente as inscrições ocorrem no segundo semestre de cada ano. O ultimo Enem aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro de 2010. No período de inscrição, é cobrada uma taxa no valor de R$35,00, podendo ser aumentada. Alunos que estudaram em escola pública são isentos do pagamento da taxa.
Para mais informações, acesse: https://www.enem.inep.gov.br
Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes. Para maiores detalhes sobre o ENEM 2011, é só acessar o site https://www.enem.inep.gov.br
Sobre o Enem
O ENEM é um exame responsável por avaliar o aprendizado dos alunos do ensino médio todos os anos em todo o país. Esse exame ajuda o governo brasileiro a ter controle sobre a melhoria do ensino do Brasil, através de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. Isso serve para que a política promova alterações que possam ser feitas com relação ao ensino brasileiro.
A primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 98 pelo Ministério da Educação. A princípio, só era usada para avaliar a qualidade do ensino médio no país, como citado anteriormente, atualmente o Enem também é usado para auxiliar os jovens que querem ingressar em um ensino superior em universidades públicas, servindo como uma forma de acesso ao serviço público. A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que ajuda a obter bolsa de estudos integral.
No ano de 2009 o Enem sofreu problemas devido a roubo de provas, tendo o seu conteúdo vazado. Esse episódio revelou grande fragilidade por parte da segurança do exame, sendo revista toda a estrutura.
O Enem é o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.